Dando sequência nos relatos sobre a Colômbia, o Viajante Anônimo passou por Medellin e fez um guia completo de como se dar bem em uma das melhores cidades da América Latina
Todos conhecem Medellin, a segunda maior cidade da Colômbia, como a terra do Pablo Escobar, e logicamente, a violência é a primeira coisa que vem à mente (ok, tem gente que pensa no pó branco primeiro), mas este viajante está aqui para mudar seu modo de ver essa cidade incrível e provar que tudo que dizem de negativo sobre ela nada mais é que um passado sem volta.
Medellin sofreu muito nas mãos do traficante-terrorista, e muita gente (principalmente nas comunidades mais pobres) ainda idolatra o cara, pouco se importando com o tanto de gente que ele assassinou, mas pensando mesmo na plata que ganhavam toda vez que ele visitava a comunidade (acho que já vi a versão em português desse filme).
Atualmente com uma população de 2.2 milhões de habitantes, atrás apenas de Bogotá com 6.7M, Medellin é a cidade que mais prosperou nos últimos anos dentro do território colombiano. O país possui hoje 48 milhões de pessoas e é o segundo maior país da América do Sul – então vou focar no presente e esquecer o passado.
As colombianas
Como já expliquei no meu relato sobre Bogotá, as Colombianas são bem diferentes dependendo da região, da mesma forma que divide-se o Brasil entre Sul (loirinhas) e Norte (moreninhas). Medellin é uma cidade com mais branquinhas-bonitinhas-jeitosinhas.
Por possuir uma qualidade de vida muito alta no principal bairro da cidade, chamado de El Poblado, as gatinhas ricas também migram de outras cidades e passam a viver nele.
Assim como a maioria dos países, o sexo one night stand é mais difícil que no Brasil, mas lá foi instaurada uma cultura muito chata pelas mulheres de não transar na primeira noite, e as negas tentam seguir isso à risca, já que a maioria é incentivada pela família de que nasceram para ser mulher de um homem só e dar na primeira noite seria errado.
O ponto positivo é que eu não usei a palavra “impossível”, e sim “mais difícil”. Isso significa que elas vão exigir mais do seu español, pois tudo que precisam mesmo é serem convencidas que transar na primeira noite PODE SIM.
As colombianas são sim bem gostosas e muitas possuem uma beleza que de fato chama atenção dos concursos de misses (principalmente pelos lindos cabelos longos, negros e lisos).
As paisas (mulheres da Colômbia nascidas na região da Antioquia, estado de Medellin) são na minha opinião as segundas mais bonitas da América do Sul, depois das nossas belíssimas brasileiras (alguém falou gaúcha?).
Detalhe importante, a maioria não fala inglês, então você possivelmente vai ter que usar seu portunhol com elas, o lado bom disso é que elas adoram o sotaque braslieiro (há pouquíssimos por lá), então não precisa se preocupar com a língua.
Não espere ir em uma balada com 60% mulheres, isso infelizmente não acontece por lá. O % masculino é sempre superior, mas isso não impacta a performance do brasileiro, visto que os gringos são devagar e os colombianos são mais baixinhos/feios.
Mais um ponto positivo, é facílimo marcar encontros por aplicativos como Tinder, Happn e pelo próprio instagram (guia de como pegar mulher por ele). Se você quiser, pode sair com uma mulher diferente por dia, depende bastante da sua persistência. E as gatas são bastante abertas a conhecer gente nova também!
Onde se hospedar em Medellin na Colômbia
Sempre que você perguntar para alguém, vão te dizer para ficar em El Poblado. Porém, o bairro é consideravelmente grande, e acaba sendo dividido em várias mini-regiões para facilitar. As primeiras áreas que eu explico abaixo situam-se dentro de El Poblado:
- Lleras (El Poblado): é onde fica o famoso Parque Lleras, cartão postal para todos turistas que chegam na cidade – e consequentemente, é lá onde ficam as putas e os vendedores de halls (que oferecem um produto a mais, pra não perder a fama da Colômbia). No começo você adora aquela região lotada de gente todos finais de semana, com aquela mulherada passeando pela rua e pela alta facilidade de xavecá-las a todo momento. É de fato o lugar que todo viajante de curto prazo deve ser hospedar. Por outro lado, as gatas locais (de mais alta qualidade), evitam passar por lá, já que ele é visto localmente como o lugar das putas e dos gringos. A melhor academia da cidade fica lá, no Hotel Charlee, seguida pela rede Bodytech.
- Provenza (El Poblado): a minha predileta, ela possui apenas 3 ruas, sendo que os melhores restaurantes estão na Via Jardin e os melhores bares na Via Provenza. A região de Provenza está apenas 3 quadras acima do Parque Lleras, então se você quiser gastar um pouco a mais e morar em uma região fantástica e residencial, lá é seu lugar.
- Las Palmas (El Poblado): por lá rolam algumas baladas, puteiros famosos e mansões. É uma ótima região para morar também, com um custo um pouco abaixo de Provenza e uma qualidade parecida, porém precisa sempre de um Uber para chegar nas baladas de Lleras.
- La Floresta (El Poblado x Envigado): a região de La Floresta é a última de El Poblado, e também de Medellin, por fazer divisa com o município de Envigado. No final das contas, são 15 minutos de Uber, e é uma região muito bacana também se você quiser viver por lá no médio prazo. Envigado possui um clima totalmente local, sem a gringaiada que convive na região de Lleras. Busque por “La Calle de La Buena Mesa” em Envigado e tenha um ótimo almoço de final de semana.
- Laureles: esta é uma parte mais alternativa de Medellin, onde vivem os estudantes e pessoas mais tranquilas. É legal pra conhecer por um dia, mas eu particularmente não gostaria de morar lá – apesar de que para quem viaja in a budget, é uma ótima alternativa, com vários bares e baladas bem locais a walk distance e preços totalmente inferiores aos cobrados no bairro elitizado de El Poblado. Fica próximo também da Carrera 70, uma avenida bem longa e lotada de bares alternativos.
Tipos de rumbas (rumbear é o verbo que usam para festar)
Assim como a maioria das cidades na Colômbia, Medellin possui diferentes tipos de noites para diferentes tipos de públicos, mas já antecipo: dia de semana a coisa é bem morta.
Onde e quando ir pra balada em Medellin na Colômbia
Este é meu relato de junho de 2016, portanto daqui um ano pode estar desatualizado, mas gostaria de passar meu calendário de baladas por dias da semana, já que cada dia rola uma coisa diferente.
A comida colombiana
Na minha opinião, o melhor de Medellin na Colômbia disparado são os restaurantes e ótimos seus preços. Como as baladas não eram nenhum espetáculo brasileiro, eu usava os restaurantes como uma forma de equilibrar a qualidade de vida que tinha por lá.
Na lista dos melhores (preço final com bebida por volta de R$ 100) estão: ÓCio, Mixtura (segundo andar com DJ), Shanti, El Correo, Il Castello, Naan, El Cielo, Malevo, Carmen, In Situ, entre outras dezenas que não me lembro agora.
Na lista dos rotineiros (preço final sem bebida por volta de R$ 40): Mundo Verde, Royal Thai, Il Forno, e esqueci o resto.
Shoppings grandes não faltam por lá também. O mais elitizado é o El Tesoro, mas o Santa Fé e Oviedo também possuem área de alimentação bacana. Se quiser ir mais longe, o Indiana Mall é top, bastante explorado pela elite local que visita a cidade dos ricos chamada Llanogrande (não vale a pena você ir lá como turista, só se tiver uma gatinha local rica para te levar – dirigindo).
Minha conclusão sobre Medellin e as colombianas
Desta vez não vou citar muito minhas histórias pessoais porque me enrolei com uma linda colombiana logo que mudei pra lá, e ela tinha uma qualidade alta o suficiente para que eu não precisasse buscar outras, então minha rotina foi bem aquela de casal que vai em restaurantes o tempo todo. Ela me ajudou bastante a fluentizar o español e a conseguir get shit done, pois podia focar mais no trabalho.
De qualquer forma, posso dizer com propriedade, que Medellin é uma cidade que qualquer ser humano gostaria de morar. Eu particularmente conheci dezenas de pessoas (muitas delas no meu ramo, já que Medellin é uma das capitais de empresários digitais) e jamais ouvi uma sequer falando que não gostou dessa belíssima cidade colombiana e da sua qualidade de vida.
Em Medellin na Colômbia você consegue pagar tudo com cartão de crédito, o Uber pra qualquer lugar é baratíssimo, há deliveries de restaurantes o tempo todo pelo site Domicilios.com, nenhum tipo de insegurança sobre caminhar a noite pelas regiões boas, pouquíssimas brigas em baladas, álcool com preço pouco mais barato que no Brasil, a população é muito prestativa e educada, e as mulheres são incríveis e fazem de tudo para agradar o homem.
E aí, vai continuar pensando que a Colômbia é perigosa e Medellin ainda é terra do Pablo Escobar?