O Hangouts foi criado para que usuários do Couchsurfing que estejam na mesma cidade possam encontrar-se em poucos minutos para tomar uma gelada.
O Viajante Anônimo já postou aqui anteriormente dicas de como se enturmar quando estiver viajando sozinho, mas naquela época não existia essa incrível ferramenta recém-lançada pela rede social dos viajantes de sofá, o Couchsurfing.
O Couchsurfing Hangouts (não confunda com Google Hangouts) está disponível em versão dentro do aplicativo do CS para iOS e Android, mas apesar da fase de testes já funciona muito bem no site oficial.
Como usar o Couchsurfing Hangouts
Você precisa antes de mais nada uma conta na rede social (cadastre-se aqui), e depois que baixar o aplicativo em seu celular vai ver nele a ferramenta de encontros naturalmente.
Para ativar a tool de encontros, você deve colocar um status curto, como “I want to have a beer”, “I want to have a coffee”, ou como todo bom viajante anônimo, “I want to party”.
Depois de setado o status, as outras pessoas que também encontram-se buscando alguém para “Hangout” poderá pedir autorização para participar do seu evento.
Autorizado, irá abrir um chat com o outro couchsurfer, e mais membros poderão entrar nesse mesmo chat, desde que aceitos por alguém que já esteja dentro dele. Lá dentro vocês combinam onde irão se encontrar!
Revelando como foi minha primeira vez
No meu primeiro teste, coloquei “I want to have a wine” e 4 pessoas em menos de 30 minutos já pediram pra participar. Uma hora depois estávamos todos em um bar no centro de Budapeste. Um figura da Áustria, outro da Inglaterra e uma garota (meia boca) de Bishkek no Kyrgyzstan (Sim, esse país existe e não, eu não tenho uma bandeira de lá – ainda).
Todos disseram estar muito felizes com o a nova ferramenta e que finalmente viram uma opção prática no Couchsurfing para pessoas que não exatamente estejam buscando um sofá, mas sim um parceiro(a) para bater um papo e explorar a cidade juntos.
Em um sábado comum em Budapeste havia 20 pessoas ativas buscando parceiros para sair. Acredito que esse número deva subir bastante com o passar do tempo, já que a ferramenta acabou de ser lançada.
O único ponto negativo do Couchsurfing Hangouts é que qualquer participante do seu “chat” pode aceitar novos pedidos de entrada, então é foda barrar aquele esquisitão que quer ir pra balada com você (tá cheio desses no CS), mas de resto o app funciona like a charm.
Na minha opinião o Hangouts é uma função revolucionária para muitos que assim como eu preferem viajar sozinhos mas não curtem ficar sentados no bar sem ter com quem conversar.
Quando acessar o app do Couchsurfing, você consegue ver as outras pessoas que também estão disponíveis naquele momento (seu status fica ativo por apenas 3 horas), e depois de ver as fotos, o perfil e a distância da pessoa, pode pedir para participar do evento dela ou criar o seu próprio e aguardar os requests.
Mas tenha em mente, o Couchsurfing não é um aplicativo de sacanagem
Um dia coloquei status de disponível para tomar um café em Belgrado na Sérvia, e uma gatinha me mandou uma mensagem privada no Couchsurfing perguntando quem mais iria. Acabei sendo um pouco mais agressivo no approach, pois era um sábado à noite e não podia perder tempo, e ela acabou recuando.
Então fica a lição (algo que eu já disse aqui anteriormente), o Couchsurfing pode sim ser usado como ferramenta para conquistar umas gatinhas, mas tenha ciência que esta dificilmente é a intenção principal delas (como seria em um Tinder). Uma garota já me disse que recebeu mensagens do tipo “vamos fazer sexo?” e mandou um report e feedback negativo no caboclo, algo que ninguém quer ter em sua página…
Portanto use a ferramenta de forma consciente, e não seja um babaca. Se rolar química, fantástico. Caso contrário, encare a gata como uma parceiro e vá comemorar que não estará mais sozinho em casa em um sábado à noite em águas não exploradas. Quem sabe ela não te ajuda a rebocar umas gatas?
Obrigado Couchsurfing Hangouts por tornar minha vida de viajante solteiro muito mais fácil.