Imagine você sentado em um restaurante com os amigos no domingo à tarde, entre uma cerveja e outra, chega uma gata com os pais e senta na mesa ao lado da sua.
Sabemos que essa é uma situação bem difícil de conseguir se aproximar da garota, e em 99% dos casos preferimos deixar passar a oportunidade.
Ou então lembra daquela gata no Tinder, que você fez swipe right mas infelizmente ela não usa o aplicativo a meses, mas com certeza seria um Match incrível? Sem dados no bio dela, sem facebook e sem instagram, infelizmente, vai ser mais um amor perdido.
As histórias são inúmeras, e todos nós já passamos por momentos assim, mas um russo (claro) inventou uma solução pra isso: o FindFace.
No momento tecnológico que estamos, eu acho que isso até demorou pra acontecer, afinal, “facial recognition” está no mercado há tempos.
Seja com o Facebook sugerindo amigos para você marcar na foto, seja seu smartphone organizando todas imagens da memória pelo rosto, além é claro, de governos e órgãos de polícia que devem utilizar a tecnologia há anos.
Mas agora ela veio a público. E nós testamos…
Como funciona o FindFace
Como já expliquei no meu post sobre as mulheres da Rússia, o VKontakte (vk.com) é a maior rede social do país, bem à frente do Facebook, e bastante similar ao finado Orkut, com o bônus de assistir filmes e baixar mp3 (aquela pirataria que todo brasileiro conhece).
O FindFace, que era pra ser inicialmente um aplicativo para ajudar o governo a identificar criminosos por reconhecimento facial, acabou migrando e se auto-denominando um aplicativo de relacionamentos.
O grande diferencial, é que ele reconhece o rosto da pessoa de uma determinada foto, e busca esse mesmo rosto em todas fotos públicas da rede social VK.
Você pode pensar: mas é só eu colocar meu álbum de fotos em privado.
Sim, você vai dar menos chances do aplicativo te rastrear, mas seu álbum de Profile Pictures precisa ser público, caso contrário as pessoas não irão te encontrar, e é nele que está escondida a vulnerabilidade (ou oportunidade, depende do seu humor).
Descobrindo nome de pessoas desconhecidas
Lembra a gata sentada na mesa do restaurante na sua frente? É só tirar uma foto do rosto dela, e subir pro aplicativo. Ele vai fazer uma varredura no VK.com, e em poucos segundos vai te entregar várias opções, sendo que há uma chance de 73% da sua gata estar entre elas, mas sempre dependendo da qualidade da foto e .
Depois disso, cabe a estratégia de cada um. Adicionar, mandar mensagem (igual ensinei a fazer pelo Instagram), imprimir um poster ou mandar prender.
O FindFace basicamente expõe uma falta de privacidade que é natural nos dias de hoje, e vai continuar existindo. Muita gente luta contra isso, mas na minha opinião, quem não deve não teme.
* Recomendo o artigo “Welcome to 2030. I own nothing, have no privacy, and life has never been better“.
Testamos o FindFace com as russas
Como se trata de uma notícia internacional, sobre tecnologia, e com mulheres russas, o Viajante Anônimo obviamente não poderia ficar de fora.
Confira o que descobri.
Primeiro, com essa gata loira que encontrei no Tinder quando estive em Moscow, a Olga.
Eu editei a foto dela, e subi apenas o rosto pro FindFace (acesse aqui). Em poucos segundos, ele me retornou 88 resultados.
E advinha quem está ali na segunda posição?
A própria. Olga! Com todas suas belas fotos tiradas em Moscow, públicas para qualquer um ver, e com um link pra sua conta no VK.
Reconhecimento do Tinder concluído com sucesso!
Agora resolvi testar com a foto dessa gata que encontrei caminhando nas ruas de Moscow.
O rosto não está muito evidente, mas mesmo assim, o FindFace me trouxe 67 resultados, e alguns deles bem próximos.
… e como todas as outras! (Rá!)
Nesse caso, eu não acredito ter encontrado a mesma pessoa. Provavelmente pela foto estar de lado, somente com parte do rosto visível por causa de uma sombra.
Fotos de óculos também não costumam ser identificadas, pois atrapalha todo o processo.
Resolvi testar também, com esta foto de divulgação de uma das melhores baladas em Kiev.
* A Ucrânia também usa bastante o VK, assim como o Cazaquistão, Azerbaijão, Estônia, Lituânia e outros países baseados na língua russa.
Eu tampei o rosto de todas outras no photoshop, e deixei somente a gata de rosa na direita, pra não confundir o aplicativo com tanta gostosa junta (cuidado com o cheerleader effect).
Existem várias ucranianas lindas que se parecem bastante com a dançarina do Skybar. Separei duas bem semelhantes.
A parte boa é que se você não encontrar a que quer, vai certamente se apaixonar por outras 10 que estão lá.
O legal de resultado, como vocês podem notar na imagem acima, é que existem vários perfis usando uma mesma foto, ou seja, são fakes.
Isso demonstra também mais uma alternativa positiva para o FindFace, descobrir se sua foto está sendo usada por perfis falsos ao redor do mundo!
Mas eu prefiro salvar meus créditos para buscar gatas…
Quanto custa usar o FindFace
Como tudo na vida, nada é grátis.
O FindFace permite que você faça 30 buscas gratuitas com um login do VK. Se quiser buscar mais pessoas, vai ter que pagar.
Hoje o valor Premium custa 149 rublos por mês (algo em torno de 8 reais) para 75 buscas, ou a VIP no valor de 459 rublos (25 reais), que dá direito além de 300 buscas no mês, esconder seu perfil da busca de terceiros.
Palavra final sobre FindFace
O Google possui há anos a função de image search, que funciona de forma bem parecida com essa, mas sem foco específico em rostos (possivelmente por causa da privacidade).
Na minha opinião, falta muito pouco para alguém desenvolver essa mesma ferramenta e integra-la ao Instagram, Facebook, Google Plus e todas outras redes sociais que nós e o restante da população que não escreve em cirílico usa.
Eu particularmente acho incrível essa possibilidade de reconhecer as pessoas a partir de uma foto, mas ao mesmo tempo, se tivesse uma filha, ficaria um pouco preocupado (já que muitas pessoas não sabem definir as funções de privacidade em redes sociais).
Mas e você… O que acha do Facetime?
Não vê a hora de ir pra Rússia tirar umas fotos pela rua ou já está apagando todas suas fotos públicas do Facebook?
Do svidaniya!
Daniel diz
Cartola quando puder da uma verificada aí no teu auto responde, pois me subscrevi na tua lista no finalzinho do mês passado e não recebi nenhum email seu sobre este artigo já verifiquei os spans e promoções. Sobre o de Ibiza recebi normalmente.
Viajante Anônimo diz
Valeu Daniel, na verdade você não recebeu porque eu não enviei hahaha. Mas a meta pra 2017 já é automatizar o site todo e deixar ele melhor pros usuários! Agradeço a paciência! Abração meu velho!
Shevek diz
Eu acho que o Findface não está funcionando…