O Viajante Anônimo já havia visitado muitas cidades de festas pelo mundo, mas sempre deixando de lado a mais popular delas, a belíssima ilha de Ibiza na Espanha.
Um dos principais motivos para não ter ido, até então, era o alto investimento. Ibiza, durante o verão, é cara. Muito cara.
Todo ano, quando meus amigos me chamavam, vinha logo a reflexão: mas com essa grana de 5 dias em Ibiza eu posso passar 2 meses na Ucrânia. E não ia.
Mas como tudo na vida, uma hora a hora chega.
Porém, preciso explicar logo de cara o motivo, para evitar também que minha percepção seja absorvida por homens solteiros que estão indo atrás de muita putaria. Eu fui a com mulher.
Ou melhor, com três mulheres.
Como fui parar na ilha da perdição
Quando morei um tempo em Medellin, acabei ficando enrolado com uma colombiana por uns bons meses, e acabamos nos despedindo quando eu hit the road, com destino à Europa.
Vários meses depois, ela me mandou uma mensagem, perguntando se eu tinha dicas de Ibiza, pois ia passar as férias com as amigas. Pensei: não posso responder que nunca fui, logo eu?
Como era pleno verão europeu, e eu estava com saudades da comida colombiana, dei a resposta que ela esperava: não sei, mas vamos descobrir juntos!
Resultado: eu e mais três colombianas muito gatas em Ibiza no verão de 2016.
Antecipo que por ter sido o fotógrafo oficial de 3 mulheres durante toda a viagem, quase não sobrou tempo pro meu acervo pessoal, mas prometo deixar o post embelezado o suficiente.
As caras acomodações e hotéis em Ibiza
Na hora de escolher a hospedagem, falei para elas reservarem um local só delas, e eu pegaria um hotel separado.
Primeiro que dividir banheiro com 3 mulheres é possivelmente um dos maiores testes de paciência do mundo. Segundo que um bom homem solteiro precisa sempre ter um lugarzinho separado caso surja um prato diferente para o almoço. Se é que me entendem…
A busca do Hotel em Ibiza foi o início da saga. Simplesmente, não existe algo barato que seja no mínimo tolerável.
Se quiser economizar, você vai ficar em um lugar muito ruim. Mas tão ruim, que é melhor passar o carnaval em Praia Grande, SP. Ok, talvez não tanto. Mas deu pra entender que vai ser ruim, certo?
Eu acabei encontrando um hotelzinho péssimo por 110 euros a diária (ok, eu bookei em cima da hora, mas mesmo assim). Era basicamente um quarto de uns 4 m2, sem ar condicionado, com um ventilador de chão mais barulhento que sono de gordo no domingo depois da feijoada, um calor simplesmente insuportável e uma cama de solteiro que mais parecia um caixão.
Deu pra se basear né? Praticamente R$ 400 pra uma merda de quarto, que não dava pra dormir sóbrio nem pra sair do banho sem começar a suar em 5 minutos.
No AirBnb, a mesma coisa, os preços pareciam piada. Os proprietários ganham em 3 dias de verão o suficiente pra pagar o mês inteiro de aluguel em baixa temporada.
* Eu ia colocar fotos do meu quarto, mas achei que iriam preferir ver as outras hóspedes
Onde se hospedar na ilha de Ibiza
Se quiser economizar em Ibiza, você vai ter que se hospedar longe. Quando digo longe, estou comparando ao centro de Ibiza, que é onde grande parte das coisas acontecem.
Por sinal, somente o centro de Ibiza é chamado de “Ibiza”, o restante deve ser chamado pelo nome da praia ou do povoado, senão os locais não vão entender. Para nós, turistas, a ilha toda tem um nome só, mas para eles não, e dá confusão – principalmente com o motorista do ônibus!
No começo pode parecer complicado entender a ilha, mas vou tentar explicar mais ou menos.
Ibiza Old Town é onde tudo começou, é uma cidade de muros, típica da Europa, com forte, canhões, belas casinhas antigas e outros pontos bastante turísticos (mais românticos) – eu confesso que nem sabia que isso existia antes de visitar a ilha em si.
Ao redor dos muros, começa o centro de Ibiza, também chamado de Eivissa. É lá que você vai encontrar a maior quantidade de restaurantes, bares, o porto principal da ilha (para os que chegam de barco) e algumas baladas.
Ou seja, se você quer ter fácil acesso a tudo que a ilha pode proporcionar, Eivissa em Ibiza é o lugar. Por outro lado, não espere tomar uma cerveja por menos de 5 euros por lá.
Saindo do centro, se você for sentido Sul (facilmente acessível de ônibus ou até mesmo caminhando por uma meia hora), vai chegar em Playa d'en Bossa.
En Playa d'en Bossa fica o beach club mais famoso do mundo, o Ushuaïa Ibiza. Além de balada à tarde, o Ushuaia também é um hotel, e uma ótima opção se vocês estiverem viajando em grupo e o budget não for limitado, com preços iniciando em 600 euros por cabeça uma noite (confira aqui).
Além do Ushuaia, você vai encontrar ali na área a Space Ibiza, o Hard Rock Hotel, o Bora Bora Beach Club, entre outros menos famosos. Playa d'en Bossa também é uma ótima região para se hospedar, principalmente se seu foco for balada.
Essas são as áreas mais populares (e recomendadas) para se hospedar em Ibiza, mas por ser uma ilha muito grande, ainda existem outras alternativas, como San Antonio. Essa área fica bem ao oeste da ilha, e até onde sei não é de fácil acesso sem um carro. Porém, lá você vai encontrar uma diversidade enorme de hostels e hospedagens bem mais em conta.
Como tudo na vida, isso tem um preço. Espere encontrar vários britânicos bêbados na balada em San Antonio, e certamente menos gostosas do que encontraria ao redor da luxuosa Eivissa.
Eu particularmente não cheguei a conhecer San Antonio, pois as gatas que eu estava exigiam um tratamento um pouco mais sofisticado, mas posso recomendar o Cafe del Mar por lá, dizem que rola um sunset sensacional.
Mas tenha em mente… Se você está solteiro, em Ibiza, vai pra qualquer lugar que não vai ter problemas! Afinal, a putaria rola na ilha inteira, e é contagiante. Seja em San Antônio ou em Ibiza, você vai se dar bem!
Restaurantes em Ibiza e como (tentar) comer bem
Como nessa viagem eu estava acompanhado, o que mais conheci na ilha foram restaurantes. E tenho duas opiniões sobre eles. Os bons, são muito bons. Os médios, são uma merda.
É praticamente impossível encontrar comida de ótimo custo benefício em Ibiza. O buffet/kilo no dia seguinte depois da balada, que tanto gostamos, não existe. Espere pagar 15 euros por pratos bem razoáveis e pequenos.
Uma amiga que vive em Ibiza há anos me indicou o Passion Café em Playa d'en Bossa. Se você curte se alimentar de forma saudável, é com certeza o melhor lugar da ilha. Depois de buscar vários restaurantes e só gastar dinheiro com porcariada, acabei repetindo o Passion Café várias vezes – lá não tem erro!
O restaurante La Oliva, que fica dentro do centro emuralhado, é também fantástico, porém melhor para ir com uma gata, pois tem muitas mesas para 2. Se estiver com grupo de amigos, tente o La Cava, ali no centro também. Geralmente fica lotado, mas tem outras opções ao redor.
Os fantásticos Beachs Clubs de Ibiza
Na minha opinião, o melhor de Ibiza são os Beach Clubs. Como a ilha possui uma natureza fantástica de bonita, ficar bebendo em um beach club, ouvindo uma bela house music e apreciando o mar com aquela imensidão de gostosas fazendo topless é simplesmente impagável.
Na região de Playa d'en Bossa existem vários. Meus favoritos para tomar uma do almoço até o anoitecer são o Lips Beach Club ou o Nassau Beach Club. Ambos são ótimos para fazer um esquenta se você tiver comprado ingressos para ir no Ushuaia (que fica ao lado).
Além disso, ali também tem o Bora Bora Beach Club, com uma galera mais louca, som pesado e um belo rastro de sujeira na praia. Por outro lado, logo depois da sujeira, fica um beach club bem mais chique, o White Eivissa, que me lembra um pouco o Donna Jurerê Internacional, em Floripa (ah, que saudades do Donna!).
Em Ibiza, eu recomendo alugar um carro. Paguei 50 euros na diária de um bem vagabundo, depois de negociar até a alma com o vendedor, mas sem ele eu não poderia conhecer outros beach clubs fantásticos na ilha.
Mais pro norte, existe o Amante Beach Club, que fica em Amantes Beach Ibiza. A vista por si só já é sensacional, mas passar uma tarde lá vai te deixar relaxado pro resto do ano. Top!
Mas, não vá sozinho! No Amantes é melhor ir com grupo de amigos. Se dirigir até lá em cima, passe também por Cala Llonga para conhecer.
Já pro sul, mais próximo ao aeroporto de Ibiza, existe o El Chiringuito, também bastante famoso. Ótimo para ir almoçar e ficar tomando um drink olhando o mar o restante do dia. Chegue cedo, senão não vai conseguir estacionar, e não terá outra opção a não ser ir embora.
Um pouco mais adiante, já depois de passar o aeroporto, tem outra praia com vários beach clubs, o Es Xarcu, o Tropicana e o meu favorito na área, Blue Marlin. Se estiver com uma gata, leve ela pra jantar no restaurante ao lado do Blue Marlin, chamado Yemanjá.
Por falar nisso, esses restaurantes mais tops, como o Yemanjá ou o Lío Ibiza (este mais próximo do porto) precisam de reserva! O Lío é quase impossível conseguir uma mesa pra jantar, mas dá pra tentar ir e sentar no bar (não preciso nem comentar o preço do drink).
Se quiser ir ainda mais longe, pro oeste da Ilha, mas antes de San Antonio, recomendo a praia de Cala Tarida. Lá você vai encontrar outra unidade do Chiringuito, mas também o famoso Cotton Beach Club.
As famosas baladas de Ibiza
Não tem como falar em Ibiza sem o nome do Pacha Group vir à cabeça. As duas cerejas deles estão em todos lugares, como bares na cidade, lojas de roupas e perfumes Pacha no aeroporto, e é claro, a balada oficial de nome Pacha.
Como eu estava com a gata, meu foco não era bem balada, mas as outras duas amigas dela, solteiras e gostosas, queriam sair, então peguei uma carona.
Comecei pelo Ushuaia com o DJ Kygo tocando aquela noite. Imperdível!
Comprei o ingresso pela internet no site oficial com antecipação (55 euros) e fui com as gatas. Não precisa imprimir o ticket, eles tem scanner pra smartphone. O preço do ticket não sobe, mas esgota.
Cheguei por volta das 19h, e estava começando a encher ainda. Muitas gatas, a maioria mais novas, com cara estudantes européias de férias. As mais gostosas mesmo, chegaram mais tarde. E chegaram com tudo.
O Ushuaia é muito desejado por brasileiros, principalmente o camarote, já que no Brasil temos bastante essa cultura de precisarmos nos destacar. No dia que fui, havia pelo menos uns 30 brasileiros (e brasileiras), e umas 3 bandeiras do Brasil penduradas nas janelas do Hotel Ushuaia (reparem no vídeo que fiz).
Para que vocês entendam, a balada rola na piscina do hotel. Não é um lugar gigante, mas cabe confortavelmente mulher suficiente para você pedir nudes por uns 2 anos seguidos.
O gin-tônica de Bombay Saphire lá custava 20 euros, então recomendo beber antes. Eu adoraria poder falar o preço de outros aditivos psicotrópicos, mas como não tenho acesso a drogas desde minha adolescência, prefiro não passar informação errada, mas posso antecipar que você deve comprar sem dificuldade – e certamente é um lugar propício para tal.
Quem fica no hotel com certeza se dá muito bem, não é nada difícil arrastar uma europeia pro quarto depois da balada. Como não foi meu caso, depois de muito entretenimento, estava de mãos dadas na fila de saída.
As outras colombianas, no final da festa, ainda estavam solteiras. A música é tão boa que a galera até esquece de sair xavecando. Consequentemente, decidimos ir pra Pacha em seguida…
E lá fomos nós, atrás de um táxi, rumo à Pacha, que fica um pouco pra cima do centro de Ibiza. Adoraria falar o preço do taxi, mas confesso que não lembro muito dos detalhes depois de tanto gin, mas algo em torno de 15 euros.
Chegando na balada Pachá, por volta da 1h30, uma bela fila virava o quarteirão. Como a vida é uma só, entramos na fila e esperamos. Finalmente na entrada, hora de pagar, vejo o preço: 90 euros seco.
Quem fica 1h na fila não pensa duas vezes, toma aí a grana! É claro que não paguei pra gata, afinal, 700 reais de entrada já começa a doer o lado esquerdo do peito, mas elas tinham grana e pagaram o delas.
Lá dentro, descobri o pior: era a noite do David Guetta.
Um ensinamento que sempre tive sobre Ibiza é: fuja do David Guetta. O cara, por ser extremamente popular, atrai multidões. Muita gente mesmo! Pra vocês terem ideia, eu não consegui tomar um drink na Pachá, simplesmente porque não conseguia chegar ao bar.
Sem bebida, cansado, e esmagado por um monte de gente com bala na cabeça, eu não tive opção, fui embora. 90 euros pra ficar esmagado passando calor por 1 hora. A parte boa disso tudo é que não precisei ouvir o David Guetta tocar.
PS: lembrem-se que eu estava acompanhando, então não valia o esforço. Se estivesse solteiro certamente teria encontrado uma forma de escalar as pessoas, pegar um drink e ainda xavecar a garçonete.
Quando ir à Ibiza – o calendário de festas
Fora de época, Ibiza é uma ilha comum, com locais vivendo normalmente, trabalhando no seu dia a dia e indo em uma festa ou outra nos finais de semana.
Não tem aquele trânsito absurdo e os preços altíssimos da alta temporada. Para quem conhece Florianópolis, é o mesmo esquema, sempre aguardando o verão chegar (os mais jovens, no caso).
O calendário oficial de abertura de Ibiza depende de cada balada, por isso vale consultar o site de cada uma no ano que for visitar. De qualquer forma, todas tendem a operam em datas bem próximas, então vou dar uma resumida:
Maio: a temporada está começando, e com ela as festas. Algumas baladas como Amnesia, Sankeys, Pacha, Ocean Beach e DC10 já começam a fazer seus primeiros eventos do ano, e a temperatura média na ilha fica em torno de 15-25 graus (rola uma manga comprida).
Junho: a verão começa a dar as caras com temperaturas de 18 a 28 graus, e com isso a mulherada nas praias. No final de junho, já ficam bem lotadas as festas, e rolam incríveis aberturas de beach clubs como o Ushuaia.
Julho: temperatura pegando fogo, e as festas também. Já estamos na metade do verão, dá pra imaginar o que já está rolando em Ibiza. O trânsito é proporcional à quantidade de gostosas, então já esteja preparado para o caos em julho.
Agosto: o mês mais popular do ano em Ibiza. É em agosto que você vai encontrar a maior quantidade de pessoas passeando, festas bombando e camisinhas sendo vendidas na ilha. Temperatura por volta de 30 graus e os melhores DJ's para os bons apreciadores de música eletrônica rolam neste mês.
Setembro: Recuperando um pouco do fôlego de agosto, mas ainda com muita coisa acontecendo. O mês de setembro em Ibiza é famoso pelas festas de encerramento, e mesmo com menos turistas que em agosto, não deixa a desejar na qualidade. Com o clima já voltando pra casa dos 25 graus celsius, é em setembro que se diz “até o ano que vem, Ibiza”.
O que aprendi sobre Ibiza
Pode falar o que quiser da ilha, que tem drogados, muitos gays, é muito caro… Mas se você tem uma graninha separada… Meu amigo, você precisa ir pra Ibiza uma vez na vida.
E vai ser do caralho!
Logo no banheiro do aeroporto, quando cheguei, já tinha uma camisinha aberta dentro da cabine (prefiro pensar que uma mulher entrou lá).
Tudo cheira sexo naquela ilha. As pessoas devem transar mais em Ibiza que na Espanha inteira. E olha que se você olhar o mapa da Espanha vai ver que tem muita coisa a ser explorada no país (tá faltando meu relato de Barcelona né?), mas Ibiza se destaca.
Ibiza deve ser mais complicada para mochileiros (não que eles se importem), mas se você está com grana e pode se hospedar em um lugar bom, nada vai te impactar, e você com certeza vai conseguir se dar muito bem por lá.
E para quem estava curioso sobre o título do post “descobri o que é uma espanhola“, foi só pra chamar atenção e trazer mais visitantes pra cá.
Afinal, eu não poderia morrer sem compartilhar minhas histórias com muita gente, não é?
Hasta luego hermanos!